terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Empresário Benoni Portela recebe medalha de honra ao mérito legislativo

A Câmara Municipal de Teresina realizou uma sessão solene (19) no plenário da Casa, para a entrega da Medalha Mérito Legislativo. Autoridades, instituições e personalidades foram homenageadas pelos vereadores da Casa. Na oportunidade também foi inaugurado o Salão Nobre “Vereador Vieira Toranga”, que possui capacidade de auditório para 300 lugares e espaço conta ainda com uma área para reunião.

O vereador Urbano Eulálio(PSDB) escolheu o empresário Benoni Portela Leal Sobrinho para receber a placa e medalha de honra ao mérito.

Urbano Eulálio apresenta emendas ao orçamento de Teresina em 2012

O vereador Urbano Eulálio(PSDB) apresentou, nesta quarta-feira (30), três propostas de emenda ao Orçamento Municipal de Teresina para 2012. Veja as indicações:

Obra 01: Serviços de Asfaltamento na Rua Técnico Joaquim Soares, entre as ruas Prof. Isidoro França e Angico,Bairro Mafrense num total de 3.500 m2 no valor total de 86,100,00.(oitenta e seis mil e cem reais )

Obra 02: calçamento da Rua 54 no Povoado Cerâmica Cil, num 700 m2, no valor total da obras 25.110,00 (vinte e cinco mil cento e dez e noventa e dois reais

Obra 03; Asfaltamento da Quadra 59 e 60, Lote 12, Promorar, nesta capital num total 800m2 de 19.680,00(dezenove mil seiscentos e oitenta reais)

Obra 04: Calçamento na Rua FERROVIÁRIA II 7995 – Inicio na casa de Dona Dorinha, Bairro TODOS OS SANTOS, num total de 700 m2, no valor total da obras 25.110,00 (vinte e cinco mil cento e dez e noventa e dois reais.

Obra 05: Construção de passeio com Pista de Cooper da Praça do Parque Piauí (Capelinha Nossa Senhora Aparecida), Bairro Parque Piauí, num total de 1000.00 m2, nas ruas, valor total da obras 40.000,00(quarenta mil reais).

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Urbano reúne familiares e amigos em grande confraternização

Reconhecer a importância de uma amizade e agradecer a parceira de mais de 10 anos, esse foi o objetivo da Confraternização “ Amigo a toda prova” ,realizada no dia 17 de dezembro, no balneário Chapadinha Sul pelo vereador Urbano Eulálio.


O parlamentar reuniu amigos , lideranças e familiares em uma grande confraternização. O presidente do PSDB municipal, deputado Firmino Filho também marcou presença na festa. “ Quero agradecer a amizade e parceira de todos os presentes. Muitos dos que hoje estão aqui, estiveram e estão ao meu lado durante uma década, outros começaram uma amizade a pouco mais de um mês, dois meses, três meses, não importa. Para nós, não importa a quantidade de tempo em que você esteve ou está ao meu lado, o importante hoje é dizer que uma andorinha só não faz verão. Se hoje cheguei ao patamar em que me encontro foi graças à dedicação, empenho e colaboração dos senhores e senhoras. Graças a sua ajuda fizemos verão, outono, inverno e primavera e por isso muito obrigada pela parceria”, disse o vereador.
                             

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Presidente do COREN-PI recebe título de cidadã teresinense

A enfermeira Fátima Sampaio, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), recebeu na noite de ontem (14) o título de cidadã teresinense. A solenidade de entrega do título aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Teresina e foi presidida pelo vereador Décio Solano.


Para o vereador Urbano Eulálio, autor da proposição da homenagem, o trabalho da Dra. Fátima Sampaio contribuiu para que o Estado seja, atualmente, referência na área da saúde. “Cerca de 40% da população de Teresina veio de outras cidades. As pessoas chegam em busca de saúde, educação e prosperidade. A Dra. Fátima Sampaio prestou amplos serviços para a cidade como docente e enfermeira, fortalecendo a sua categoria profissional”, afirma.

Estiveram presentes à entrega do título o Sr. José Barros, prefeito do município de União, cidade natal da homenageada, a Sra. Minervina Borges, mãe da enfermeira Fátima Sampaio e a Sra. Silvana Santiago, conselheira do COREN-PI. A Dra. Fátima Sampaio tem mais de 30 anos de atuação na área da enfermagem, tendo trabalhado em hospitais, clínicas e também na docência. Atualmente, a profissional está a frente do COREN-PI, mantendo a forma dinâmica e ética de trabalhar.








Texto: Genuina Ramos

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Urbano homenageia empresária em solenidade na Câmara Municipal de Teresina

Reconhecer o empresariado teresinense no ano de 2011, esse foi objetivo da homenagem “ Empresário Destaque 2011” realizada na noite da segunda-feira (12/12). A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Teresina e  cada um dos 21 vereadores escolheu um homenageado para receber placa e medalha de honra ao mérito.

 O vereador Urbano Eulálio (PSDB) indicou a presidente da Associação dos permissionários do Mercado Central, Maria Irenice Melo, para receber a honraria. “ A Irenice está a frente de um grupo de pequenos e médios empresários que fazem do Mercado Central de Teresina um estabelecimento comercial e um ponto turístico de Teresina. Homenageá-la é uma forma de homenagem ao todos os  homens e mulheres que ajudam a  movimentando a economia da cidade naquele local”,frisa o parlamentar.
O presidente da CMT, vereador Edvaldo Marques; o prefeito de Teresina, Elmano Férrer; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho; o deputado federal Jesus Rodrigues; o deputado estadual e secretário de Educação, Átila Lira, o juiz Valter Alencar Rebelo, e o vice-presidente da mesa diretora da Casa, vereador Luiz Lobão fizeram parte da mesa de honra.


A Câmara Municipal de Teresina homenageou os seguintes empresários:

Antônio Francisco Cabral Cardoso

Gervásio Barbosa Araújo

Juarez de Oliveira

Daniel Victor Bonfim

Albino de Alencar

Neida Fernandes

Maria das Graças Lira

Leônidas Silva

João Ribeiro

Paulo Henrique Ferreira

Maria Vale

Alípio Castelo Branco

Elias de Sousa

Francisco Fortes

Odivaldo Viana

Walter Sousa

Moisés Marques

Maria Melo

Lucivaldo Cabral

Marlene Marreiros

Fotos: Jonas Cruz

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Urbano se abstém em votação que cria novas secretárias em Teresina

O vereador Urbano Eulálio (PSDB) se absteve na votação que cria a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres na cidade de Teresina. A votação aconteceu na sessão desta quinta-feira(23).

A mensagem de criação das duas pastas chegou à Câmara no dia 27 de outubro e faz parte da minireforma administrativa idealizada pelo prefeito Elmano Férrer ainda em julho. Ele argumenta que Teresina tem mais de 40 mil residências com posse, mas sem a titularidade e isso atrapalha muito trabalho da Prefeitura. Entretanto, para o vereador, Urbano Eulálio a criação das pastas representa um ato político para  beneficiar novos aliados.
 “Acredito que a secretaria que foi criada, deveria ter sido iniciada bem no inicio da gestão do Elmano Ferrer, e não agora só para atender aos interesses do prefeito. Como é que uma coisa vai ser regularizada se não tem recurso?”, questiona Urbano Eulálio.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CMT aprova Lei da Ficha Limpa de autoria do ver. Urbano Eulálio

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta quinta-feira (17), o projeto de lei de autoria dos vereadores Urbano Eulálio (PSDB) e Dr. Pessoa (PSD), que disciplina as nomeações para cargos em comissão, no âmbito dos órgãos do poder executivo e legislativo em Teresina.
“Estamos estabelecendo critérios de idoneidade e moralidade para pessoas que pretendem assumir cargos de comissão no executivo. Quem tiver condenações em órgãos colegiados não poderá ocupar os cargos. Espero que o prefeito, Elmano Férrer, entenda isso e sancione nosso projeto”, disse o vereador.
O projeto foi aprovado em primeira e segunda votação, e agora será encaminhado ao prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), para que seja sancionado. O PL dispõe sobre a proibição para ocupar cargos públicos ou funções em comissão em Teresina, pessoas que tenham cometido crimes contra fé pública, economia popular, tráfico de entorpecentes, crimes contra a vida e dignidade sexual.
A proibição também vale para os que tiverem condenação na justiça eleitoral por abuso do poder econômico ou político, crimes contra a administração e patrimônio públicos, contra a saúde pública e contra o meio ambiente.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ficha Limpa: Lei de autoria do Ver. Urbano Eulálio é aprovada na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em primeira votação, na sessão desta quinta-feira (10), o projeto de lei de autoria do vereador Urbano Eulálio (PSDB), que propõe a criação da Lei da Ficha Limpa para o executivo municipal.
A Comissão de Constituição e Justiça da Casa pediu suprimento do artigo 5º do projeto, que versa sobre o período de entrada em vigor da nova lei municipal e logo após a retirada do artigo o projeto foi aprovado em primeira votação. 
 
Antes de ser encaminhada ao prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), a matéria deve retornar ao plenário da Câmara para segunda votação na próxima semana.


 O projeto de lei do vereador dispõe sobre a proibição para ocupar cargos públicos ou funções em comissão no âmbito municipal para pessoas que tenham cometido crimes contra fé pública, economia popular, tráfico de entorpecentes, crimes contra a vida e dignidade sexual, entre outros.
“ Estamos estabelecendo critérios de idoneidade para pessoas que pretendem assumir cargos de comissão no executivo e quem tiver condenações em órgãos colegiados não poderá ocupar os cargos.“Entendemos que há uma espécie de proteção administrativa para que a lei não atinja quem já está em seus cargos. Queríamos que esta lei fosse aprovada em sua totalidade, disse Urbano Eulálio.


Gi

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Câmara Municipal de Teresina votará amanhã Lei da Ficha Limpa

A Câmara Municipal de Teresina votará amanhã (10), o projeto de lei de autoria do vereador, Urbano Eulálio (PSDB), que propõe a criação da ‘Lei da Ficha Limpa’ para o executivo municipal. O projeto estabelece que pessoas que tenham condenações em órgãos colegiados sejam proibidas de ocuparem cargos em comissões no executivo de Teresina.

O projeto entrou em pauta logo após o pronunciamento do vereador Urbano Eulálio, na tribuna da Casa, na manhã desta quarta-feira (9) cobrando um parecer da Comissão de Constituição e Justiça do legislativo municipal.
“O projeto foi apresentado na Casa ainda no início do mês de agosto, e até o momento não obteve nenhum parecer da CCJ. Sinto-me prejudicado e consequentemente prejudicando a sociedade teresinense, pois  o projeto já deveria ter sido voltado em plenário e encaminhado para prefeitura de Teresina para ser sancionado, ou não. Entretanto, até o momento esse projeto nunca saiu da CCJ. Quero saber por que esse projeto não sair dessa comissão?”, questionou o vereador.

Os vereadores Ronney Lustosa (PSD), Décio Solano (PT) e Teresa Brito(PV) se solidarizaram ao pronunciamento do parlamentar tucano. Ao término da sessão, o vereador Pastor Levino(PRB) informou aos parlamentares que o projeto “Lei da Ficha Limpa” está na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira(10).

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Urbano Eulálio cobra execução de obras em Teresina através de emenda parlamentar

Em aparte ao pronunciamento do vereador Rodrigo Martins(PSB) na tribuna da Câmara municipal de Teresina, nesta quarta-feira (26), o vereador Urbano Eulálio(PSDB) afirmou que a Prefeitura de Teresina não executou nenhuma das cinco obras garantidas por meio de emenda parlamentar, na capital. Ao todo, foram cinco pedidos encaminhados ao Executivo Municipal, que tem obrigação de iniciar os trabalhos nas comunidades de Teresina e que estão paradas até o momento.

O prefeito Elmano Férrer garantiu, através de ofício, que metade das obras garantidas em emendas parlamentares seria executada até julho deste ano, entretanto, nenhuma das emendas do vereador tucano foram liberadas.


Em 2011, Urbano Eulálio destinou suas emendas no valor de R$ 180 mil para realização de terraplanagem no povoado Chapadinha Sul, construção de calçamento nos bairros Cerâmica Cil e Todos os Santos, palvimentação asfaltica no bairro Cidade Nova e melhorias no Campo de futebol no chapadinha Sul, zona rural de Teresina.

Os vereadores Luiz Lobão (PMDB), Edson Melo (PSDB), Dr. Pessoa (PSD) e Renato Berger (PSDB) também confirmaram que suas emendas não foram atendidas e cobram que a Prefeitura ofereça tratamento isonômico aos parlamentares.Urbano e os demais vereadores insatisfeitos já encaminharam ofício ao Palácio da Cidade solicitando relatório de emendas para acompanhar o andamento das obras.










Com informações da Ascom do Ver. Rodrigo Martins.


Urbano Eulálio cobra execução de obras em THE através de emenda parlamentar

Em aparte ao pronunciamento do vereador Rodrigo Martins(PSB) na tribuna da Câmara municipal de Teresina, nesta quarta-feira (26), o vereador Urbano Eulálio(PSDB) afirmou que a Prefeitura de Teresina não executou nenhuma das cinco obras garantidas por meio de emenda parlamentar, na capital. Ao todo, foram cinco pedidos encaminhados ao Executivo Municipal, que tem obrigação de iniciar os trabalhos nas comunidades de Teresina e que estão paradas até o momento.

O prefeito Elmano Férrer garantiu, através de ofício, que metade das obras garantidas em emendas parlamentares seria executada até julho deste ano, entretanto, nenhuma das emendas do vereador tucano foram liberadas.


Em 2011, Urbano Eulálio destinou suas emendas no valor de R$ 180 mil para realização de terraplanagem no povoado Chapadinha Sul, construção de calçamento nos bairros Cerâmica Cil e Todos os Santos, palvimentação asfaltica no bairro Cidade Nova e melhorias no Campo de futebol no chapadinha Sul, zona rural de Teresina.

Em aparte, os vereadores Luiz Lobão (PMDB), Edson Melo (PSDB), Dr. Pessoa (PSD) e Renato Berger (PSDB) confirmaram que suas emendas também não foram atendidas e cobram que a Prefeitura ofereça tratamento isonômico aos parlamentares.Urbano e os demais vereadores insatisfeitos já encaminharam ofício ao Palácio da Cidade solicitando relatório de emendas para acompanhar o andamento das obras.


Com informações da Ascom do Ver. Rodrigo Martins.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vereador cobra parecer da Comissão de Constituição e Justica da CMT

Durante a sessão plenária na Câmara de Vereadores de Teresina, na manhã desta quinta-feira(20), o vereador Urbano Eulálio cobrou da Comissão de Constituição e Justiça o parecer sobre seu projeto " Lei da Ficha Limpa".O projeto estabelece que pessoas que tenham condenações em órgãos colegiados sejam proibidas de ocuparem cargos em comissões no Executivo e Legislativo de Teresina.

O projeto foi apresentado em agosto e já deveria ter sido encaminhado para votação em plenário da Câmara Municipal de Teresina." A Comissão me solicitou algumas mudanças no projeto e eu fiz. Agora preciso que encaminhe o projeto para votação no plenário dessa Casa", protestou o parlamentar.

A proposta do vereador tucano é semelhante à Lei da Ficha Limpa nacional - Lei complementar 135/2010 -  que estabelece que políticos com condenações em órgãos colegiados fiquem impedidos de disputarem cargos eletivos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vereador reponde Elmano e diz que prefeito precisa ter pulso firme


O vereador Urbano Eulálio(PSDB) respondeu no final da manhã desta quarta-feira(05) as críticas que prefeito de Teresina, Elmano  Férrer ( PTB), fez a sua atuação na comissão que estuda a planilha de custos do Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina).
Segundo, Urbano Eulálio a Câmara Municipal de Teresina somente foi comunicada da realização dos encontros da Comissão, após solicitar do Palácio da Cidade informações sobre dia, hora e locais onde a reuniões irão acontecer.
“Fui escolhido para representar a Câmara Municipal nessa discussão. Participei de uma reunião, ausentando- me dos encontros na semana passada, devido à falta de informações e devido à incompatibilidade de horário. Eles marcaram uma reunião no mesmo horário em que a Comissão de Economia e Finanças dessa Casa estava reunida para analisar o projeto que cria a  Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e a Coordenadoria de Políticas para Mulheres, de caráter urgente. Como faço parte dessa Comissão de Economia e Finanças não poderia faltar a essa reunião e explique porque não poderia participar naquele dia da reunião sobre a planilha de custos do transporte coletivo de Teresina”, explica Urbano Eulálio.
Para o vereador, a decisão de diminuir o preço da passagem de ônibus depende exclusivamente do prefeito Elmano Férrer (PTB). “O prefeito precisa ter pulso forte para resolver esse problema, porque população que depende do transporte coletivo não tem condições de arcar sozinha com gastos do transporte coletivo. Como representante do povo estou aqui para ajudar,  mas essa decisão é exclusiva do prefeito.”
Urbano cita como soluções para diminuir o preço das passagens de ônibus em Teresina: a desoneração dos tributos, redução do ISS, fiscalização da expedição e uso da carteira de estudantil, assim como a punição para o uso indevido da meia passagem e principalmente  rever as gratuidades no transporte coletivo que não estão contempladas na  Constituição Federal.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Urbano é escolhido para representar CMT em Comissão

A câmara de vereadores de Teresina escolheu o vereador Urbano Eulálio(PSDB) para representar o legislativo municipal na comissão que estuda a planilha de custos do SETUT(Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina).

A comissão se reunirá durante três vezes por semana,em pauta a possibilidade de diminuir os custos da passagem de ônibus na capital.Urbano cita como soluções para diminuir o preço das passagens de ônibus em Teresina: a desoneração  dos tributos, redução do ISS, fiscalização da expedição e uso da carteira de estudantil, assim como a punição para o uso indevido da meia passagem e principalmente  rever as gratuidades no transporte coletivo que não estão contempladas na  Constituição Federal.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vereador propõe Lei da Ficha Limpa para o executivo e legislativo de Teresina


A Câmara de vereadores de Teresina deverá votar na próxima semana, o projeto de lei de autoria do vereador, Urbano Eulálio (PSDB), que propõe propondo a criação da ‘Lei da Ficha Limpa’ para o executivo municipal. O projeto estabelece que pessoas que tenham condenações em órgãos colegiados sejam proibidas de ocuparem cargos em comissões no Executivo e Legislativo de Teresina.
O projeto está em tramitação nas comissões técnicas da Câmara de vereador e deverá ser votado em plenário na próxima semana. “É importante que nós, parlamentares, possamos dar esse bom exemplo, exigindo de todos os que vão gerir cargos públicos em nossa cidade que sejam pessoas absolutamente isentas, sem nenhuma condenação por um colegiado. Isso qualifica a administração pública”, justifica Urbano Eulálio.
A proposta do vereador tucano é semelhante à Lei da Ficha Limpa nacional - Lei complementar 135/2010 -  que estabelece que políticos com condenações em órgãos colegiados fiquem impedidos de disputarem cargos eletivos.
“ A Lei da Ficha Limpa  teve grande apelo popular. Isso mostra que a população está engajada para que se tenha moralidade na administração pública. Queremos equiparar isso com os representantes do executivo também e não só do legislativo", pontuou.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Antes do recesso de julho, vereadores irão discutir o destino do lixo hospitalar em Teresin

Na última audiência pública antes do início do recesso parlamentar de julho, os vereadores de Teresina irão discutir amanhã (15) a partir das 10hs da manhã, o acondicionamento, manuseio, transporte e tratamento do lixo hospitalar na capital. Os vereadores, Urbano Eulálio (PSDB) e Décio Solano (PT) solicitaram audiência pública após serem informados de que desde o primeiro ano de funcionamento do aterro sanitário este tipo de resíduo é coletado e enterrado numa área específica do aterro, sendo a incineração o destino adequado dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS).
De acordo com Urbano Eulálio, a falta de tratamento adequado em Teresina para o lixo é um problema de saúde pública e deve  ser enfrentado em conjunto com a Prefeitura e o Governo do Estado, além dos hospitais particulares.
“ Em Teresina, 240 toneladas de lixo hospitalar são produzidas mensalmente e todo esse resíduo é despejado em aterros sanitários de forma incorreta. Todas as clínicas e hospitais, públicos e privados de Teresina, foram obrigados a realizar alto investimento na construção de salas adequadas para a separação e coleta de lixo hospitalar. Porém, quando o serviço de limpeza da capital recolhe os resíduos, realiza a mistura do lixo hospitalar com o domiciliar, por não possuir equipamentos adequados para a coleta diferenciada. Além disso, infelizmente, existem várias pessoas que vivem do lixo, como os catadores, que estão sujeitos a adquirir doenças graves, por que esse lixo não está sendo incinerado”, disse Urbano Eulálio.
Representantes da prefeitura, do Ministério Público, além dos diretores das clínicas e hospitais, públicos e privados de Teresina foram convidados para participar da audiência pública.
“ A Prefeitura reconhece o problema, tanto que em recente visita ao legislativo municipal, o secretário municipal de Meio Ambiente, Deocleciano Dantas, afirmou que o lixo hospitalar coletado é despejado em aterros sanitários da cidade, mas em áreas distintas. Deocleciano informou ainda que mesmo sendo previsto em legislação municipal, estadual e federal, ações efetivas não foram implementadas ainda por dificuldades financeiras. Vamos cobra para que a lei seja cumprida”, diz Eulálio.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vereador solicita informações sobre o destino do lixo hospitalar em Teresina

Durante a sessão na manhã desta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Urbano Eulálio (PSDB) repercutiu a nota publicada na coluna do jornalista Pedro Alcântara. De com o jornalista o lixo hospitalar de Teresina está sendo despejado na sua totalidade, no aterro sanitário da cidade. A prefeitura da capital teria rescindindo o contrato que tinha com  uma empresa privada que montou na cidade, uma usina de  incineração do lixo dos hospitais.
“ Teresina produz sete toneladas de lixo hospitalar por dia e se esse lixo realmente estiver sendo despejado junto com lixo comum no aterro sanitário, a prefeitura está descumprindo uma lei federal e uma lei estadual que determinam que o lixo hospitalar seja incinerado. Além disso, o lixo hospitalar é altamente perigoso e pode contaminar o solo por muitos e muitos anos. Outro agravante nessa situação é colocar esse tipo de lixo no aterro sanitário onde dezenas de pessoas catam o lixo para reciclar e vender. Elas podem contrair inúmeras doenças. Queremos informações sobre esse contrato com essa empresa e se de fato essa desobediência por parte da prefeitura está realmente acontecendo”, solicitou Urbano Eulálio.
A lei estadual 4.854, de julho de 1966 diz que “ é obrigatória a incineração do lixo hospitalar, bem como sua adequada coleta e transporte, sempre obedecidas as normas técnicas pertinentes”. Já a lei federal 12 305, de agosto de 2010, sancionada pelo presidente Lula  também trata da matéria. O Conselho Nacional do Meio Ambiente e a ANVISA, possuem resoluções que normatização a coleta e transporte do lixo hospitalar.
“ Vamos solicitar a realização de uma audiência pública e convocar  com os diretores dos hospitais estaduais, municipais e particulares para saber qual o destino eles estão dando para ao lixo hospitalar. Também serão convocados o dono da empresa que mantinha contrato com a prefeitura  e o secretário de meio ambiente  e Recursos Hídricos (Semam), professor Deocleciano Guedes Ferreira.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Teto de posto de saúde está prestes a desabar e vereador Urbano Eulálio pede providências

O posto de saúde da Vila Carolina da Silva, localizado na Rua 02 nº 1098, Vila Carolina da Silva, no bairro Promorar encontra-se em péssimas condições. Esta foi à constatação do vereador Urbano Eulálio (PSDB) durante visita a comunidade e ao posto de saúde.
“A situação do teto do posto de saúde é preocupante, o forro está prestes a desabar, a estrutura do prédio encontra-se em precárias condições, além disso, falta  remédios na farmácia”, disse o vereador Urbano Eulálio ao apresentar requerimento na Câmara de Vereadores de Teresina.

O vereador apresentou requerimento solicitando ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, que tome providências no sentido de recuperar o teto do posto de saúde da Vila Carolina, antes que aconteça uma tragédia.  
De acordo com o líder comunitário da Vila, Francisco da Carolina, o posto de saúde atende moradores de 14 comunidades da região e necessita urgentemente passar por uma reforma para melhor atende os moradores.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Urbano Eulálio apoia redução da jornada de trabalho para profissionais da saúde


Durante a sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Teresina para homenagear os profissionais da Enfermagem na manhã desta segunda-feira (23), o  vereador Urbano Eulálio (PSDB) se comprometeu em apresentar  ainda essa semana um requerimento apoiando o projeto de Lei nº 2.295/00, que trata da diminuição da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais.
“Com a redução da carga horária, com certeza esses profissionais poderão exercer seu trabalho de forma mais digna e com qualidade ainda melhor, o que vai beneficiar toda a saúde do país. Para se ter uma ideia, 58% dos profissionais da saúde do país são enfermeiros e grande maioria dos profissionais são mulheres que assumem uma segunda jornada de trabalho em suas residências como esposa e mãe”, disse o vereador tucano.

O projeto de Lei nº 2.295/00, já foi aprovado em todas as comissões da Câmara Federal e propõe o disciplinamento da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem, limitando sua duração a seis horas diárias e 30 horas semanais. A redução proposta acompanha o tratamento especial que diversas categorias obtiveram, em virtude das peculiaridades da profissão.

“A maioria dos enfermeiros têm rotinas extremamente desgastantes, eles trabalham por 40 ou 44 horas semanais. Hoje, esses profissionais estão adoecendo, por isso a aprovação desse projeto de lei é fundamental para a humanização da saúde. A categoria merece mais condições de trabalho, assim como a aprovação de um plano de cargos e salários para a categoria”, afirmou Fátima Sampaio, presidente do Conselho Regional de Enfermagem.
Os profissionais de enfermagem que estavam presentes na sessão solene ouviram do presidente da Câmara, Cel. Edvaldo Marques (PSB), o comprometimento em aprovar o requerimento do vereador Urbano Eulálio como menção de apoio ao projeto de 30 horas semanais.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Câmara de Teresina realiza sessão solene em homenagem aos profissionais de Enfermagem


A Câmara Municipal de Teresina irá realizar nesta segunda-feira (23) uma sessão solene em homenagem aos profissionais de enfermagem da cidade. O vereador Urbano Eulálio (PSDB) é autor do requerimento que vai homenagear os enfermeiros, que comemoraram na semana passada (12 a 20 de maio) a Semana de Enfermagem.
A sessão terá início às 10h, contando com a participação da secretária estadual de saúde, Lilian Martins, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, da presidente do COREN- PI (Conselho Regional de Enfermagem), enfermeira Fátima Sampaio, além de vários profissionais da área de enfermagem como enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem.
“ Desde o último dia 12 até dia 20 desse mês, aconteceu em Teresina e em vários municípios do Piauí, a Semana de Enfermagem. Durante essa semana esses homens e mulheres discutiram a atuação profissional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem no contexto da saúde do Estado do Piauí. Esses profissionais da saúde colaboram de forma direta no tratamento das pessoas que necessitam de cuidados, eles humanizam um tratamento que muitas vezes é marcado por dificuldades”, disse o vereador Urbano Eulálio ao propor a sessão solene.
A Semana da Enfermagem foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek em alusão a duas mulheres que são referencias da Enfermagem mundial, Florence Nightigale e Ana Justina Ferreira Nery. A semana inicia-se (12/05) comemorando o nascimento de Florence e encerra (20/05) fazendo alusão o falecimento de Ana Justina. Em Teresina, na semana passada o COREN-PI realizou encontros, palestras, cursos e oficinas nos diversos hospitais e unidades de saúde da capital e do interior.