terça-feira, 24 de maio de 2011

Urbano Eulálio apoia redução da jornada de trabalho para profissionais da saúde


Durante a sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Teresina para homenagear os profissionais da Enfermagem na manhã desta segunda-feira (23), o  vereador Urbano Eulálio (PSDB) se comprometeu em apresentar  ainda essa semana um requerimento apoiando o projeto de Lei nº 2.295/00, que trata da diminuição da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais.
“Com a redução da carga horária, com certeza esses profissionais poderão exercer seu trabalho de forma mais digna e com qualidade ainda melhor, o que vai beneficiar toda a saúde do país. Para se ter uma ideia, 58% dos profissionais da saúde do país são enfermeiros e grande maioria dos profissionais são mulheres que assumem uma segunda jornada de trabalho em suas residências como esposa e mãe”, disse o vereador tucano.

O projeto de Lei nº 2.295/00, já foi aprovado em todas as comissões da Câmara Federal e propõe o disciplinamento da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem, limitando sua duração a seis horas diárias e 30 horas semanais. A redução proposta acompanha o tratamento especial que diversas categorias obtiveram, em virtude das peculiaridades da profissão.

“A maioria dos enfermeiros têm rotinas extremamente desgastantes, eles trabalham por 40 ou 44 horas semanais. Hoje, esses profissionais estão adoecendo, por isso a aprovação desse projeto de lei é fundamental para a humanização da saúde. A categoria merece mais condições de trabalho, assim como a aprovação de um plano de cargos e salários para a categoria”, afirmou Fátima Sampaio, presidente do Conselho Regional de Enfermagem.
Os profissionais de enfermagem que estavam presentes na sessão solene ouviram do presidente da Câmara, Cel. Edvaldo Marques (PSB), o comprometimento em aprovar o requerimento do vereador Urbano Eulálio como menção de apoio ao projeto de 30 horas semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário